EDUARDO HELENO – Rio de Janeiro – 2008

Receita para 9 de março

Domingo resolvi cozinhar algo especial, era um almoço de despedida.  Como a receita ficou boa, resolvi escrevê-la para marcar o 9 de março de 2008. Para que a coisa fique bem saborosa, você vai precisar de alguns ingredientes. Então anote aí: azeite de dendê, coentro, óleo de soja, quatro limões maduros, 400 gramas de salmão em cubos, uma cebola, um dente de alho, uma lata de creme de leite, um quilo de camarão, sal e dois gatos de rua domesticados desde as primeiras semanas de vida. 

I -Tempere os camarões com limão e sal. Descasque uma parte e reserve a outra. Aqueça a frigideira em fogo médio e frite a cebola picada com duas colheres de óleo de dendê. Quando o óleo começar a aquecer, jogue os camarões descascados. Mexa bem, coloque um pouco de água. Assim que os camarões mudarem de cor, jogue o creme de leite e reduza a intensidade do fogo.

II -Deixe os gatos à vontade, mas longe da comida! Carne crua pode trazer doenças aos bichanos. Dê-lhes um pouco de ração, enquanto eles sentem o cheiro dos camarões. Aproveite para ensinar-lhes música, psicologia ou zoologia, pois você terá mais ou menos 15-20 minutos de cozimento. Caso eles não queiram aprender ou brincar contigo, prepare uma bela entrada para o prato principal. Realmente os felinos são excelentes para a novidade, o problema é despertar a curiosidade deles para os assuntos da vida mundana.

III- Voltando à cozinha, minha sugestão é uma salada de salmão com kani. Arranje numa pequena saladeira os cubos de salmão, misture com o kani picado, azeitona e coentro.  É bem rápida de se fazer.

IV- Se quiser, frite o salmão e o camarão restante em panelas separadas e os coloque em um mesmo prato, com limão para decorar. Tempere com shoyu.

V- Assim que o camarão ao creme de leite ficar cozido, prove o molho e salgue à vontade. Coloque um pouco de coentro e leve para a mesa.

VI -Para a receita ficar melhor, não deixe de ter em casa ao menos um bichano trazido das ruas. Você pode comprá-los, adotá-los, eles estão a sua espera.  E nada de dar a nossa comida para eles, estimule-o a comer ração. Lembre-se prato de hoje é para outro tipo de gata. Esta, com certeza, vai apreciar.